O município de Sesimbra é certificado como Estação Náutica desde 12 de novembro de 2019.
O Núcleo Interpretativo da Jazida de Icnofósseis da Pedreira do Avelino, no Zambujal, é um dos sete monumentos naturais do país.
O município de Sesimbra é certificado como Estação Náutica desde 12 de novembro de 2019.
Das praias da costa ocidental, à beleza selvagem do Ribeiro do Cavalo, Sesimbra tem areais para todos os gostos. Na Baía de Sesimbra está aquela que, pelas águas calmas e ausência de correntes, é considerada “A praia mais segura do país”.
No mar de Sesimbra convivem diversas atividades desportivas e de lazer. As águas calmas, abrigadas pelo verde da serra tornam a prática de vela, canoagem, Surf e, mais recentemente, paddel numa experiência inesquecível. A beleza da paisagem à superfície prolonga-se pelo fundo do mar, que guarda lugares cheios de vida e cor, que atraem milhares de mergulhadores todos os anos.
A praia mais inclusiva de Portugal em 2017 foi a Praia do Ouro, na vila de Sesimbra.
A Lagoa de Albufeira, a mais profunda de Portugal, é o início de um percurso pela costa de Sesimbra. No interior, as águas calmas são perfeitas para o kiteSurf, paddel ou canoagem. No extremo oriental, as lagoas da Estacada e Pequena são locais de grande interesse ambiental e para a observação de aves – birdwatching.
A praia do Moinho de Baixo, mais conhecida como Meco, devido à proximidade da aldeia com o mesmo nome, distingue-se pelos extensos areais que se prolongam até à Praia das Bicas, e tornou-se conhecida por ser uma das primeiras praias de nudismo de Portugal. Depois das Bicas, surge uma costa escarpada que desenha a paisagem até ao majestoso Cabo Espichel.