O Museu Marítimo de Sesimbra apresenta um valioso património ligado ao mar e à pesca fruto, em grande parte, de um trabalho de proximidade feito com a comunidade piscatória.
Em toda a costa podem ser visitados vários spots a pouca profundidade, apropriados a quem tem menos experiência. Ponta da Passagem, próximo do Cabo Espichel, Pedra do Leão, Jardim das Gorgónias, a leste da Baía de Sesimbra, Ribeiro do Cavalo e Baleeira, ambas a oeste da vila, são alguns locais onde é possível observar nudibrânquios multicolores, gorgónias, polvos, santolas e peixes de várias espécies.
Gastronomia, birdwatching, museus, monumentos e paisagens deslumbrantes são algumas das propostas que Sesimbra tem para oferecer aos visitantes. Quem pensa em Sesimbra como um destino de verão e de praia, rapidamente muda de opinião ao conhecer estas sugestões.
O “Pexito” significa um peixito, ou pequeno peixe, e é o nome pelo qual são conhecidos os naturais da vila de Sesimbra. Grande parte dos “Pexitos”, sobretudo os das gerações mais velhas, utiliza expressões muito peculiares e tem um sotaque típico acentuado, que por vezes torna-se difícil de perceber para quem não está familiarizado com a linguagem e hábitos locais.
Uma visita a Sesimbra não pode terminar sem se provar o seu doce mais caraterístico: a Farinha Torrada. Tradição familiar, a Farinha Torrada é associada à atividade pesqueira, pois era levada para o mar pelos pescadores e há quem a considere a “barra energética” dos homens do mar.
A Lagoa de Albufeira, a mais profunda de Portugal, é o início de um percurso pela costa de Sesimbra. No interior, as águas calmas são perfeitas para o kitesurf, paddel ou canoagem. No extremo oriental, as lagoas da Estacada e Pequena são locais de grande interesse ambiental e para a observação de aves – birdwatching.
A praia do Moinho de Baixo, mais conhecida como Meco, devido à proximidade da aldeia com o mesmo nome, distingue-se pelos extensos areais que se prolongam até à Praia das Bicas, e tornou-se conhecida por ser uma das primeiras praias de nudismo de Portugal. Depois das Bicas, surge uma costa escarpada que desenha a paisagem até ao majestoso Cabo Espichel.
Depois de “dobrado” o Cabo, surgem as pequenas enseadas escondidas nas rochas, de onde se destaca uma das mais belas praias de Portugal – o Ribeiro do Cavalo. Continuando, chega-se ao Porto de Abrigo, que dá as boas-vindas à Baía de Sesimbra, marcada pelos areais das praias do Ouro e Califórnia e da Fortaleza de Santiago, ao centro.
Quando chegamos a Sesimbra, o mar prende-nos de imediato o olhar, pela sua imensidão. A Baía, ladeada pela Serra da Arrábida a nascente e pelo Porto de Abrigo a poente, destaca-se numa curva perfeita.