Fogo-de-artifício, animação na marginal e o Réveillon Subaquático, que já é uma “tradição”, caraterizam esta festa.
A loja Yes Sesimbra, na Fortaleza de Santiago, disponibiliza um conjunto de materiais promocionais de Sesimbra. A linha gráfica foi inspirada nas tradições ligadas à pesca e ao mar, e à arte de rua que existe por toda a vila.
A observação de aves, ou birdwatching, como é conhecida a nível internacional, é praticada por mais de 80 milhões de pessoas em todo o mundo.
Durante muitos séculos, a costa portuguesa foi conhecida pelos navios estrangeiros, sobretudo os ingleses, como a “costa negra”, pois não existia qualquer sistema de iluminação que ajudasse à navegação. No final do século XVIII, o Marquês de Pombal mandou construir uma rede de faróis que a tornassem mais segura, entre os quais o do Cabo Espichel, um dos mais antigos de Portugal, construído em 1790.
A arte saiu à rua
Mercado Municipal de Sesimbra
A ópera foi uma das paixões d’ El Rei D. José (1714-1777). Conhecido melómano, que atraiu para a corte portuguesa nomes cimeiros da música europeia, entre os quais o compositor napolitano David Perez, também conhecido como “Divino Perez”.
O Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel, situado no ponto mais ocidental da costa de Sesimbra, é um conjunto arquitetónico civil e religioso único, que alia a monumentalidade do edificado à imaterialidade da devoção religiosa. É composto pela igreja, hospedarias, Ermida da Memória, Casa de Ópera, em ruína, Hortas dos Peregrinos Casa da Água e aqueduto. O enquadramento paisagístico deste monumento, num planalto que termina em escarpas para o mar, torna-o monumental.
Com um século de história, a Moagem de Sampaio é um marco da evolução industrial e tecnológica do concelho. Edifício retangular, de cor branca e portas avermelhadas, funcionou inicialmente como cavalariça, e mais tarde foi adaptado para moagem, recebendo cereais de toda a região.
Classificado como Monumento Nacional em 16 de junho de 1910, o Castelo de Sesimbra é o último dos Castelos sobre o mar, que chegaram, bem preservados, até aos nossos dias.