O Carnaval de Sesimbra é um dos mais bonitos de Portugal.
feira do Mel da Península de Setúbal
Todos os anos, a Moagem de Sampaio acolhe em maio a Quinta na Moagem, uma quinta agrícola onde é possível conhecer as atividades rurais desenvolvidas no concelho de Sesimbra.
A observação de aves, ou birdwatching, como é conhecida a nível internacional, é praticada por mais de 80 milhões de pessoas em todo o mundo.
Durante muitos séculos, a costa portuguesa foi conhecida pelos navios estrangeiros, sobretudo os ingleses, como a “costa negra”, pois não existia qualquer sistema de iluminação que ajudasse à navegação. No final do século XVIII, o Marquês de Pombal mandou construir uma rede de faróis que a tornassem mais segura, entre os quais o do Cabo Espichel, um dos mais antigos de Portugal, construído em 1790.
A Tamarina é um bolo tradicional de Sesimbra criado no século passado por uma doceira local.
O município de Sesimbra é certificado como Estação Náutica desde 12 de novembro de 2019.
Das praias da costa ocidental, à beleza selvagem do Ribeiro do Cavalo, Sesimbra tem areais para todos os gostos. Na Baía de Sesimbra está aquela que, pelas águas calmas e ausência de correntes, é considerada “A praia mais segura do país”.
No mar de Sesimbra convivem diversas atividades desportivas e de lazer. As águas calmas, abrigadas pelo verde da serra tornam a prática de vela, canoagem, surf e, mais recentemente, paddel numa experiência inesquecível. A beleza da paisagem à superfície prolonga-se pelo fundo do mar, que guarda lugares cheios de vida e cor, que atraem milhares de mergulhadores todos os anos.
Gastronomia, birdwatching, museus, monumentos e paisagens deslumbrantes são algumas das propostas que Sesimbra tem para oferecer aos visitantes. Quem pensa em Sesimbra como um destino de verão e de praia, rapidamente muda de opinião ao conhecer estas sugestões.