A observação de aves, ou birdwatching, como é conhecida a nível internacional, é praticada por mais de 80 milhões de pessoas em todo o mundo.
A observação de aves, ou birdwatching, como é conhecida a nível internacional, é praticada por mais de 80 milhões de pessoas em todo o mundo. Pela sua variedade de paisagens e habitats, que atraem uma grande diversidade de espécies, Portugal é um dos destinos europeus preferidos para os fãs desta atividade, que exige uma completa sintonia com a natureza. No concelho de Sesimbra, há duas Zonas de Proteção Especial de Aves – Lagoa Pequena e Cabo Espichel, que são cada vez mais procuradas por fotógrafos, biólogos, ornitólogos e adeptos do birdwatching.
Incluída nos roteiros de observação de aves, a Lagoa Pequena é uma uma das maiores zonas húmidas de Portugal Continental e um dos cinco sítios mais importantes da Europa para circulação entre áreas de nidificação de várias espécies. No local existe um Espaço Interpretativo composto por circuitos e observatórios que possibilitam observar de perto algumas das mais belas aves que existem no nosso país, como o Camão, o Pato-real, a Garça-vermelha e o Chapim-real. Na zona do Cabo Espichel, caraterizada por falésias altas e uma área terrestre de matas e campos abertos, podem ser observadas espécies migratórias de passagem e também espécies de aves que nidificam nas falésias, como o Falcão-peregrino.
O Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena tem vários observatórios e passadiços que tornam a circulação pelas margens mais cómoda. Na zona de acolhimento, onde estão permanentemente técnicos da Sociedade Para o Estudo das Aves ou da Câmara Municipal, são dadas as informações essenciais sobre a observação de aves e existe um quadro com as espécies que se encontram naquela área a cada momento. Estão também disponíveis para venda vários materiais sobre aves, entre os quais o Guia de Aves da Europa. Quem não tem binóculos pode alugá-los por 1 euro. Para as crianças existe um kit de observador, composto por uma mochila com vários materiais úteis durante a visita.
Visitas guiadas para escolas, grupos e atividades com apoio terão lugar às quintas-feiras sendo obrigatória marcação prévia.