As conservas de Sesimbra foram recriadas e podem ser adquiridas no Posto de Turismo que está aberto ao público na Fortaleza de Santiago.
A Maçã Camoesa, a Farinha Torrada, as Tamarinas e o Pão Caseiro Cozido em Forno a Lenha são as especialidades em destaque neste evento que ocorre em outubro.
O município de Sesimbra é certificado como Estação Náutica desde 12 de novembro de 2019.
A loja Yes Sesimbra, na Fortaleza de Santiago, disponibiliza um conjunto de materiais promocionais de Sesimbra. A linha gráfica foi inspirada nas tradições ligadas à Pesca e ao mar, e à arte de rua que existe por toda a vila.
Durante muitos séculos, a costa portuguesa foi conhecida pelos navios estrangeiros, sobretudo os ingleses, como a “costa negra”, pois não existia qualquer sistema de iluminação que ajudasse à navegação. No final do século XVIII, o Marquês de Pombal mandou construir uma rede de faróis que a tornassem mais segura, entre os quais o do Cabo Espichel, um dos mais antigos de Portugal, construído em 1790.
Mercado Municipal de Sesimbra
A arte saiu à rua
Classificado como Monumento Nacional em 16 de junho de 1910, o Castelo de Sesimbra é o último dos Castelos sobre o mar, que chegaram, bem preservados, até aos nossos dias.
O Museu Marítimo de Sesimbra apresenta um valioso património ligado ao mar e à Pesca fruto, em grande parte, de um trabalho de proximidade feito com a comunidade piscatória.
A Fortaleza de Santiago convive com a comunidade sesimbrense há 365 anos. Foi construída numa época em que o perigo chegava do mar e as fronteiras marítimas tinham de ser defendidas, contudo, o curso da história fez com que fosse perdendo preponderância defensiva.