A frescura do peixe de Sesimbra só é comparável com a qualidade dos mariscos da nossa costa. Amêijoas, santolas, sapateiras, camarão e lagosta são alguns dos petiscos preparados com a experiência e saber de muitos anos pelos restaurantes do concelho. Em Sesimbra, na zona do Meco ou na Lagoa de Albufeira é fácil encontrar um bom petisco. Por vezes, o mais difícil é escolher!
A Lagoa de Albufeira, a mais profunda de Portugal, é o início de um percurso pela costa de Sesimbra. No interior, as águas calmas são perfeitas para o kitesurf, paddel ou canoagem. No extremo oriental, as lagoas da Estacada e Pequena são locais de grande interesse ambiental e para a observação de aves – birdwatching.
A praia do Moinho de Baixo, mais conhecida como Meco, devido à proximidade da aldeia com o mesmo nome, distingue-se pelos extensos areais que se prolongam até à Praia das Bicas, e tornou-se conhecida por ser uma das primeiras praias de nudismo de Portugal. Depois das Bicas, surge uma costa escarpada que desenha a paisagem até ao majestoso Cabo Espichel.
Depois de “dobrado” o Cabo, surgem as pequenas enseadas escondidas nas rochas, de onde se destaca uma das mais belas praias de Portugal – o Ribeiro do Cavalo. Continuando, chega-se ao Porto de Abrigo, que dá as boas-vindas à Baía de Sesimbra, marcada pelos areais das praias do Ouro e Califórnia e da Fortaleza de Santiago, ao centro.
Quando chegamos a Sesimbra, o mar prende-nos de imediato o olhar, pela sua imensidão. A Baía, ladeada pela Serra da Arrábida a nascente e pelo Porto de Abrigo a poente, destaca-se numa curva perfeita.