A Lagoa de Albufeira, a mais profunda de Portugal, é o início de um percurso pela costa de sesimbra. No interior, as águas calmas são perfeitas para o kitesurf, paddel ou canoagem. No extremo oriental, as lagoas da Estacada e Pequena são locais de grande interesse ambiental e para a observação de aves – birdwatching.
A praia do Moinho de Baixo, mais conhecida como Meco, devido à proximidade da aldeia com o mesmo nome, distingue-se pelos extensos areais que se prolongam até à Praia das Bicas, e tornou-se conhecida por ser uma das primeiras praias de nudismo de Portugal. Depois das Bicas, surge uma costa escarpada que desenha a paisagem até ao majestoso Cabo Espichel.
Depois de “dobrado” o Cabo, surgem as pequenas enseadas escondidas nas rochas, de onde se destaca uma das mais belas praias de Portugal – o Ribeiro do Cavalo. Continuando, chega-se ao Porto de Abrigo, que dá as boas-vindas à Baía de sesimbra, marcada pelos areais das praias do Ouro e Califórnia e da Fortaleza de Santiago, ao centro.
As praias do concelho estão entre as mais belas do país. Para além das suas caraterísticas e paisagens únicas, são também símbolo de qualidade e excelência.
O pão é um dos alimentos mais antigos e importantes que conhecemos. Embora a sua confeção seja muito simples – farinha, água, sal e levedura, os segredos de um pão perfeito perdem-se nos tempos e, normalmente, são passados de geração em geração.
Embora seja uma terra conotada essencialmente com o mar, o concelho de sesimbra tem grande parte do seu território em zona rural, ou “o campo”, como normalmente é designada.
Quando chegamos a sesimbra, o mar prende-nos de imediato o olhar, pela sua imensidão. A Baía, ladeada pela Serra da Arrábida a nascente e pelo Porto de Abrigo a poente, destaca-se numa curva perfeita.